14/08/2009

Ônibus rodam com documentação atrasada


Em matéria do Hora de SC...

Ônibus da empresa Paulotur com linhas no Sul de Palhoça, Garopaba e Paulo Lopes, em Santa Catarina, estão com a documentação atrasada, sem o pagamento do seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) e com multas.
No dia 5 de agosto, a reportagem do jornal Hora de Santa Catarina flagrou quatro ônibus com a documentação irregular circulando pela Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis.
Os veículos tinham como itinerários as localidades de Enseada do Brito, Albardão, Pinheira e Gamboa, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul do Estado.

Usuários reclamam — Eles passaram a nos cobrar mais R$ 0,10 na tarifa e não pagam nem a documentação do ônibus. Isso é uma vergonha — reclamou o autônomo João Batista Antunes, 53 anos.
Os débitos de cada veículo variam de R$ 1,6 mil a R$ 2,5 mil. Os veículos que rodam com documentação irregular têm placa final dois, três e cinco. Os ônibus com placas finais nove e zero, que ainda não venceram, estão em dia. A Paulotur tem a concessão de nove linhas intermunicipais rodoviárias.
O presidente do Departamento de Transportes e Terminais do Estado (Deter), Altamir José Paes, disse que o órgão tem conhecimento dos fatos.
— Foi aberto um processo administrativo que está na fase final.
Estamos cientes das irregularidades que já foram comprovadas pelo nosso serviço de fiscalização.



A empresa pode até perder as linhas que são de sua responsabilidade. Repasse do pedágio é legal Desde o dia 1º de agosto, a Paulotur começou a repassar R$ 0,10 em cada passagem referente ao custo do pedágio. Cada ônibus paga R$ 2,40 de pedágio por trajeto.
Segundo o presidente do Deter, Altamir José Paes, o repasse do pedágio é legal. Em dezembro de 2008, o Deter baixou uma resolução que permite o repasse pela empresa. O cálculo da cobrança foi feito pela média de 22 passageiros por ônibus.

"Estamos regularizando por etapas" O gerente financeiro da Paulotur, Angelo Goulart, disse que a empresa paga um seguro extra para dar mais segurança aos seus passageiros.
Ele afirmou que a empresa vai regularizar a documentação dos ônibus.
— Estamos regularizando a documentação por etapas. Sobre o processo no Deter, isso é uma coisa comum que acontece com todas as empresas — afirmou.

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