06/08/2009

Ótima iniciativa

A ciclovia Rota 9 – avenida Osni Ortiga/Porto da Lagoa terá uma extesão total de 3,2 quilômetros, sendo dois de vias exclusivas para bicicletas e 1,2 quilômetro de compartilhada de baixa velocidade. A faixa vai ligar a avenida das Rendeiras ao Rio Tavares fazendo conexão com outras duas rotas de cliclovias que servirão a região. Conforme os técnicos da Prefeitura, a revitalização da área deverá custar cerca de R$ 1 milhão.
O vice João Batista salientou aos representantes comunitários o desejo do prefeito Dário Berger em fazer as melhorias, afirmando que a obra está entre as prioridades. “As ciclovias da Osni Ortiga e a universitária, na bacia do Itacorubi, são prioritárias dentro das questões da mobilidade do município”, frisou. Quanto aos recursos para a obra a Prefeitura estuda várias alternativas. O IPUF já tem um pedido de verbas tramitando no Ministério das Cidades e na reunião foi cogitado até uma participação público-privado, com recursos oriundos de empresas da região através de compensação ambiental.
Outra preocupação tratada no encontro foi a segurança e a velocidade dos veículos na avenida. De forma emergencial a Secretaria dos Transportes se comprometeu a viabilizar junto ao IPUF a colocação de placas de trânsito estabelecendo 60 Km/h como velocidade máxima em toda a Osni Ortiga. Além disso, o município vai solicitar à Polícia Rodoviária Estadual a adoção de policiamento ostensivo com radar móvel na via. “Estamos estudando a colocação de lombadas eletrônicas em vários pontos da cidade para coibir o excesso de velocidade e educar os motoristas e a Osni Ortiga deverá ser uma via onde esses redutores serão instalados”.
(extraido da acessoria de imprensa da PMF)



As ideias são ótimas, são necessárias
para o futuro (em curto/médio prazo) para desafogar evidentemente o trânsito em algumas principais vias de locomoção na Ilha de Santa Catarina, e gerando mais visibilidade para um meio de transporte sustentável, seja a bicicleta ou própriamente a caminhada, em função dos carros e ônibus.

Na foto: Caminhada entre trabalho e casa em pequenas distâncias pode ajudar no trânsito.

0 comentários:

Postar um comentário