23/10/2009

Painel RBS sobre Mobilidade Urbana em Florianópolis

Confira videos do Painel RBS realizado nesta quarta, dia 21 de outubro, em Florianópolis, sobre Mobilidade Urbana.

No primeiro bloco os jornalistas do Grupo RBS fizem perguntas para os convidados deste bloco, o prefeito em exercício da Capital, João Batista Nunes, e o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, João José dos Santos.



No segundo bloco estão presentes o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Romualdo Theophanes de França Junior, e a professora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Margareth Afeche Pimenta.



Já no último bloco o convidado foi o presidente da Urbanização de Curitiba S.A (URBS), Marcos Valente Isfer.




Mobilidade urbana
O problema da mobilidade urbana aumentou nos últimos anos em Florianópolis. Entre 2004 e 2008, a frota cresceu três vezes mais do que a população da cidade, o que representa um aumento de 22% do número de carros e 51% de motos.

Uma das principais mudanças no trânsito está acontecendo esta semana, com o fechamento da avenida Paulo Fontes, no Centro. O prefeito em exercício de Florianópolis defendeu a criação de um calçadão no espaço:
— O congestionamento está igual, o que se fez foi disciplinar o trânsito. Os motoristas precisam olhar para quem anda a pé e de ônibus e para a arquitetura e a engenharia do local. A obra é necessária porque o terminal não deveria ter sido construido ali, em uma área de patrimônio histórico onde 250 mil pessoas passam por dia.

João Batista ainda ressaltou que as ações visam valorizar as pessoas e que a humanização do Centro retrata a cultura de priorizar o transporte coletivo na cidade.
Os convidados falaram sobre as obras no Trevo da Seta, duplicação da Avenida Diomício Freitas entre outras.

Para o presidente da Urbanização de Curitiba, a melhor saída para os resolver os nós do trânstito é conseguir fazer um planejamento.
— É preciso planejar todos os eixos de transportes. Assim, quando a cidade crescer, o transponrte poderá ser melhorado. Se isso não ocorre, quando a gente precisa fazer obra de alargamento não haverá condições de realizá-la — conclui Marcos Isfer.

Para o prefeito em exercício, com todas as ações de mobildiade urbana que estão previstas para Florianópolis transformarão a Capital catarinense:
—Tenho fé e creio que num curto espaço de tempo, Florianópolis será a melhor cidade em mobilidade urbana do Brasil.


Resta esperar a análise está sendo feita, algumas mudanças já foram postas em prática, todavia ainda falta estimulo do poder público para a utilização do transporte coletivo principalmente em Florianópolis.

0 comentários:

Postar um comentário