26/11/2009

A greve foi decidida

Em meio à audiência pública realizada nesta quarta-feira na Câmara de Vereadores de Florianópolis sobre a lei que autoriza a licitação do transporte coletivo, o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo (Sintraturb) anunciou que iniciará uma greve a partir de 15 de dezembro:

— Já comunicamos ontem (terça-feira) o Ministério Público do Trabalho sobre a greve por tempo indeterminado pelo descumprimento do acordo coletivo por parte dos empresários, pela redução dos horários de ônibus e porque precisamos discutir um sistema público decente de transporte para essa cidade — disse Ricardo Freitas, assessor político do Sintraturb.

Entenda:
Por que a greve?

— Empresários não querem mais pagar a participação nos lucros (PL). Só que na convenção coletiva ficou acertado montar uma comissão para discutir o pagamento da PL. Já ocorreram três reuniões, junto com o Ministério Público do Trabalho, e não houve acordo. A PL é paga a cada seis meses e representa 5% do salário.
— Na convenção, foi assinado que não haveria exclusão da função do cobrador. Mas João Batista Nunes, secretário de Transportes, voltou a falar do assunto.
— Após a greve do meio do ano, 80 trabalhadores foram demitidos pelas empresas. Todos sócios do Sintraturb.

Contrapontos(setor patronal e prefeitura):
— A proposta do Setuf é pagar 3% do salário relativo a PL e não mais 5% como foi pago até hoje. Os outros 2% seriam pagos em cima da produtividade do sistema.
— João Batista disse que defende a não-contratação de novos cobradores, mas é contra demissões dos atuais. Disse ainda que a função do cobrador deve ser discutida.
— 95% dos funcionários são sócios do Sintraturb. O sistema tem alta rotatividade, mas há seis meses não há demissões em função da convenção coletiva. Portanto estas foram demissões já programadas.



Matéria(adap.): Diário Catarinense

0 comentários:

Postar um comentário