09/02/2010

Passagem municipal de Palhoça é reajustada em 108%

Aumento sem aviso
O aumento inesperado da passagem de alguns ônibus que passam pelo Aririú/Formiga bagunçou o orçamento familiar de moradores da localidade, em Palhoça, na Grande Florianópolis.
Desde o dia 27 de janeiro, o bilhete até Palhoça custa R$ 3,55. Antes, o preço era R$ 1,70 — inflacionou 108,8%.

Os usuários afirmam que não foram previamente avisados sobre o reajuste, muito menos sobre o motivo. A passagem para o trecho também ficou mais cara que o bilhete para quem faz uma viagem maior, até a Praia do Pontal, por exemplo.
— Ficamos sem entender nada — reclama a telefonista Maria Zeni Rodrigues, que faz o trajeto quase todos os dias.

Cálculo errado da tarifa
De acordo com o presidente do Departamento de Transportes e Terminais de Santa Catarina (Deter), Altamir José Paes, o reajuste foi determinado porque a tarifa era baseada na tabela de cálculo errada.
O que ocorre nas localidades em questão é que elas não são atendidas pelo transporte municipal urbano e é necessário utilizar ônibus intermunicipais. Empresas que fazem o transporte intermunicipal baseiam-se em uma tabela de preços rodoviária.
O quilômetro rodado é bem mais barato do que o rodado dentro das cidades. Mas, quando uma linha intermunicipal serve moradores de áreas urbanas, que se deslocam dentro da mesma cidade, precisa se basear na tarifa mais cara.

Concorrência
Quando a empresa Jotur, que também tem linhas nestes trechos, mas baseia-se na tabela correta, se deu conta de que a concorrente, Paulotur, cobrava menos, denunciou o fato ao Deter.
Uma reunião, no dia 26 de janeiro, com os representantes das duas empresas e o Deter definiu o aumento. O gerente Operacional da Jotur, Renato Christ, diz que a empresa pediu providências ao Deter porque entendeu que a concorrência era desleal.



Matéria Adapt.: Jornal Hora de SC

0 comentários:

Postar um comentário