16/03/2010

Ligação entre São José e Florianópolis pronta nesse mês

Chamada de obra de integração, a continuação da Avenida Beira-Mar de São José, que a partir do dia 23 vai desembocar diretamente na Ivo Silveira, em Florianópolis, não deve resolver o estrangulamento de trânsito na região. A obra fica no limite entre os dois municípios.
As duas cidades tocam os trabalhos em conjunto, para que a inauguração da via alternativa faça parte da programação de aniversário de ambas - 19 de março em São José, e 23 de março na Capital.

Motoristas que costumam passar pelo local concordam com especialistas em trânsito consultados pelo DC. As duas prefeituras estão apenas deslocando o tráfego que hoje congestiona o entroncamento da Avenida Beira-Mar com a Avenida Josué Di Bernardi, para alguns metros à frente, no encontro da Rua Dom Pedro II com a Avenida Ivo Silveira, onde está a loja Tramontina.
— Estão trocando seis por meia dúzia. Essa obra só faria sentido se fizesse a ligação direta na Via Expressa, passando pelo terreno baldio — avalia Claudio Manoel da Silveira, 60 anos, dono de uma loja de artesanato na região, referindo-se ao terreno que margeia o acesso à Rua João Meirelles, no Bom Abrigo.
Ligação entre Beira-Mar e Via Expressa
A ligação da Avenida Beira-Mar de São José com a Via Expressa é o projeto definitivo para a região. Mas o traçado ainda não saiu do papel porque não venceu entraves relacionados à desapropriação do terreno e a licenças ambientais. — Este seria o projeto original, mas estamos fazendo essa alteração de traçado, porque a desapropriação do terreno e as questões ambientais são morosas — diz o engenheiro Antônio Simões Neto, da Secretaria de Obras de Florianópolis, responsável pela obra do lado da Capital.

Maurício Haroldo Duarte, pós-graduado em gestão de trânsito, observa um cruzamento de fluxo na alternativa que está sendo construída: — Quem sai da Av. Beira-Mar e quiser entrar para Capoeiras terá de cruzar a Ivo Silveira. Em horário de pico, o trânsito vai parar. A mesma coisa vai acontecer com quem está na Ivo Silveira e quiser acessar a Rua João Meirelles — opina o especialista.

Para a prefeitura de Florianópolis, apesar de não ser a solução definitiva, a obra vai dar mais vazão ao fluxo de carros, porque os motoristas vão trocar uma rota com dois semáforos (um na Avenida Josué Di Bernardi e outro na Ivo Silveira) por outra sem nenhum. — No acesso para a Av. Ivo Silveira haverá uma pista de aceleração e não um farol —afirma Carlos Eduardo Medeiros, engenheiro da gerência de sistema viário do IPUF.

Matéria e Arte Gráfica: Diário.com.br

0 comentários:

Postar um comentário