15/03/2010

Manifestações contra tranferência de linhas do TICEN

Protesto:
Um protesto contra a transferência de linhas para o Terminal Intermunicipal Cidade de Florianópolis(Ticif), localizado perto da Praça XV de Novembro, no Centro da Capital, paralisou o Terminal Integrado do Centro (Ticen) na manhã desta segunda-feira. Idosos e estudantes se concentraram em frente à plataforma E e bloquearam a saída de veículos.

Foram duas paralisações, com cerca de 20 minutos cada uma, que interromperam o tráfego no local entre 9h30min e 10h30min. Os manifestantes reivindicam o cancelamento da mudança de algumas linhas de ônibus que circulam por municípios da Grande Florianópolis para o antigo terminal. A transferência está prevista para o próximo sábado(20/03).
Eles alegam que o Terminal Intermunicipal Cidade de Florianópolis sofre com a falta de segurança e de infraestrutura, como banheiros ou fácil acesso a deficientes físicos.

— O interesse dessa manifestação não é apenas pelos idosos, mas também pelos cadeirantes, pelos deficientes visuais. Se o número de linhas no Ticen atualmente é grande, por que não ampliar o terminal? Por que não transformar o terminal antigo em um estacionamento? Na próxima vez, a nossa paralisação será no Deter (Departamento de Transportes e Terminais) — disse Lúcia Silveira, presidente da Associação de Idosos do Jardim Zanelatto.
O grupo elaborou um abaixo-assinado e pretende levar o documento ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Mudança tem como objetivo revitalizar comércio da região do TICIF(Terminal Intermunicipal Cidade de Florianóplis):
A alteração das linhas para o terminal próximo à Praça XV foi anunciada no fim do ano passado. Em dezembro de 2009, o diretor de operações da Secretaria de Transportes, Marcelo Roberto da Silva, afirmou que, no futuro, todas as linhas intermunicipais ficariam concentradas no local.

O objetivo da mudança é revitalizar o comércio na região, que teve prejuízo depois que o terminal antigo foi desativado, além de diminuir a quantidade de veículos que circulam diariamente pelo Ticen.
A prefeitura de Capital garante que os problemas de infraestrutura e segurança serão resolvidos em breve. O coordenador do Núcleo do Terminal Intermunicipal Cidade de Florianópolis, Antônio Carlos Wiezorkoski, espera contar com apoio para resolver o problema dos mendigos que usam os bancos do terminal para dormir à noite.

No total, está prevista a transferência de aproximadamente 85 linhas intermunicipais das empresas Imperatriz, Santa Terezinha, Biguaçu, Jotur e Estrela para Terminal Cidade de Florianópolis.

Matéria do Jornal do Almoço/RBSTV

Matéria Adap.: No Trajeto
Fonte: Diário.com.br
Foto: Guto Kuerten/Renato Aguiar

0 comentários:

Postar um comentário