23/03/2010

Pacotão de obras visam a mobilidade no Sul da Ilha

Ordem de serviço:
Como parte da programação do aniversário de Florianópolis, foi inaugurada a revitalização total da Avenida Pequeno Príncipe e lançada a ordem de serviço da Rodovia Açoriana e Rua do Juca, na Tapera. O evento foi acompanhado por uma comitiva de especialistas internacionais, que participam do I Fórum das Américas sobre a Mobilidade Urbana nas Cidades, que começa hoje na Capital.


A obra entregue na Avenida Pequeno Príncipe envolve a revitalização de um trecho de 2,8 km de ciclovia e calçadas. “A mobilidade urbana se caracteriza pela estrutura disponível para a utilização de outros meios de locomoção que não o carro. Aqui no Sul da Ilha essas obras representam uma nova maneira das comunidades conviverem com a sua região. Com a revitalização dessas vias, os moradores poderão interagir de outra maneira com a sua comunidade, pois poderão caminhar com suas famílias, encontrar os amigos e apreciar a natureza tão bela da nossa Ilha”, destacou Dário Berger.

De acordo com o Secretário de Obras em exercício, Luiz Américo Medeiros, onde antes só havia acostamento, a Prefeitura construiu uma estrutura que prioriza o pedestre e o ciclista, beneficiando os moradores da região. “A comunidade já está sentindo os benefícios da melhoria e o comércio está se adequando e se transformando diante da nova estrutura implantada”.
Já para a arquiteta do IPUF, Vera Lúcia Gonçalves, a revitalização no Campeche faz parte de um grande projeto da Prefeitura para oferecer estrutura para a mobilidade na cidade. “O projeto Rotas Inteligentes tem como objetivo criar espaços mais seguros para quem opta por se locomover de bicicleta ou a pé”, complementou a arquiteta.

Na mesma ocasião, foi lançada a ordem de serviço da Rodovia Açoriana e Rua do Juca, na Tapera. Essa obra envolve a remoção de lajota, drenagem, pavimentação e revitalização das vias. A proposta é urbanizar a área do canal, similar ao que foi feito na Avenida Hercílio Luz, no Centro. Dessa forma, a população do local contará com uma via revitalizada e com estrutura de lazer com calçadas, ciclovias, bancos e iluminação. A obra será desenvolvida em parceria com o BADESC.

Mais pelo Sul da Ilha:
Para o Prefeito Dário Berger, essas obras atendem parcialmente as necessidades de mobilidade do Sul da Ilha. Para ele uma obra que trará grandes benefícios para a região é o Elevado do Trevo da Seta. No início da manhã desta segunda-feira, uma vistoria da Secretaria Municipal de Obras esteve no local da construção do elevado. Com capacidade para tráfego de 35 mil veículos por dia, o elevado terá 145 metros de extensão e 18,60 metros de largura com duas faixas de rolamento em cada sentido. “Nossa previsão é entregar o Elevado ainda este ano”, informou o Secretário de Obras em exercício, Luiz Américo Medeiros.

Visitantes internacionais:
A apresentação de obras no Sul da Ilha foi acompanhada por quatro especialistas internacionais na área de mobilidade. Eles participam do I Fórum das Américas sobre a Mobilidade Urbana nas Cidades, que começa hoje na Capital. Da Alemanha, estiveram presentes Patrick Daude, representante da Prefeitura de Sttuttgart e Uwe Grote, da rede Cities for Mobility e da Empresa Municipal de Trânsito da Capital Regional de Stuttgart. Do Reino Unido, o cientista social Peter Cox, que está em Florianópolis representando a Universidade de Chester. E da Holanda, Roel Massink, pesquisador na área de planejamento urbano para o ciclismo.
Mais informações sobre o I Fórum de Mobilidade Urbana clique aqui.


Matéria Adap.: No Trajeto - Diogo Carvalho
Fonte: PMF/SMTMT
Foto: Diogo Carvalho