19/03/2010

PMR auxiliará no fluxo de coletivos no Sul da Ilha

A Polícia Militar Rodoviária (PMrv) anunciou na manhã desta sexta-feira o início de uma operação diária para reduzir o tempo de espera dos usuários do transporte coletivo nos congestionamentos em direção ao Centro da Florianópolis, registrados nas primeiras horas do dia na SC-405 — que liga comunidades do Sul da Ilha de Santa Catarina à área central da cidade.

A partir da próxima quarta-feira(25/03), patrulheiros vão interromper o trânsito no sentido bairro-Centro em alguns períodos e escoltar os ônibus que estiverem parados na fila para o Centro, pela contramão, até o Terminal de Integração do Rio Tavares (Tirio).

Segundo o comandante da 1ª Companhia da PMrv, capitão Márcio José Antunes, a alteração resulta na diminuição do tempo de viagem entre os bairros mais ao Sul da Ilha e o Tirio em até 40 minutos.
O início da operação teve de ser adiado por causa do ponto facultativo, na segunda-feira, e do feriado de aniversário da cidade, na terça. Nas próximas semanas, a operação será realizada de segunda a sexta.

A fase de testes da operação foi finalizada às 7h35min desta sexta-feira. Até o horário, foram feitos dois comboios de ônibus do ponto final do congestionamento, nas imediações do cruzamento da SC-405 com o acesso ao bairro Tapera(estrada velha), até o terminal de integração.
Pelo menos 10 coletivos tiveram a passagem facilitada. Numa estimativa da PMrv, pelo menos 600 usuários do sistema de transporte público foram beneficiados. A operação também beneficia os motoristas de veículos leves (carros e motos).
Antes de definir pela realização da operação, por tempo indeterminado, os patrulheiros testaram a ação outros dois dias da semana: quarta e quinta-feira.

Como ocorre a operação:
No horário entre 7h e 8h, quando os congestionamentos na SC-405 chegam a cinco quilômetros (trecho entre o acesso ao bairro Tapera e a Via Expressa Sul) em direção ao Centro, patrulheiros interrompem o tráfego no sentido contrário.
Numa ação simultânea, uma viatura se desloca do posto da PMrv na rodovia (ao Sul do ponto de congestionamento), pela contramão, com as sirenes acionadas.
O aviso sonoro é a indicação para que os motoristas de ônibus de linha parados na fila sigam a viatura, em comboio, até o terminal de integração.


Matéria Adap.: No Trajeto
Fonte/Foto: Diário.com.br

0 comentários:

Postar um comentário