25/04/2010

Corredores exclusivos para ônibus seria a solução?

Reunião discutiu modelo BRT para melhorar a mobilidade urbana
O prefeito Dário Berger participou na tarde desta quinta-feira, 22, de uma reunião ampliada com a equipe técnica do Escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados para discutir o uso de BRT (Bus Rapid Transit) como solução para melhorar a mobilidade urbana na Capital. O encontro foi promovido pelo gabinete do vice-prefeito João Batista Nunes, com o apoio da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais e do Conselho Municipal de Transportes, e teve a participação de representantes de secretarias municipais, comércio, empresários e trabalhadores de transporte urbano, construção civil, UFSC e vereadores, que lotaram o auditório da CDL/Fpolis.

Foi a segunda reunião envolvendo a Prefeitura e órgãos da sociedade para debater a implantação de corredores exclusivos para ônibus, táxis e veículos escolares e de turismo como saída para melhorar o deslocamento na cidade. Dário Berger salientou a importância de toda a comunidade estar discutindo modelos para melhorar a mobilidade urbana e transporte, que frisou ser uma das prioridades do seu governo. “É fundamental pensar alternativas para melhorar a mobilidade da cidade e estamos aqui para conhecer um novo conceito de transporte urbano”, afirmou. Segundo o prefeito, a marca Jaime Lerner está presente em várias cidades do mundo e sua equipe técnica pode agregar conhecimento para as questões de mobilidade urbana de Florianópolis.

Os técnicos de Curitiba mostraram um vídeo sobre “Mobilidade Urbana” e falaram do uso da tecnologia BRT em cidades brasileiras, da América Latina e resto do Mundo. O modelo de corredores exclusivos com ônibus de grande capacidade e maior velocidade de deslocamento já opera em cinco áreas da capital paranaense e a tecnologia foi exportada para vários países. Atualmente mais de 160 sistemas BRT estão operando ou em construção em 23 países dos cinco continentes.

Para o vice-prefeito o conceito é para o mundo uma solução para os problemas do transporte público e é importante que Florianópolis comece a discutir sua implantação. João Batista Nunes salientou a experiência da equipe de Jaime Lerner que pode ajudar a Capital a fazer a sua mudança cultural na questão de mobilidade, criando saídas para o transporte dentro da suas peculiaridades. “A adoção do modelo de BRT promove ainda a humanização da cidade e possibilita a integração com outros modais como ciclovias e até com o transporte marítimo”, disse o vice.

Matéria: No Trajeto     Fonte: PMF/SMTMT     Foto: Rodrigo S.

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