05/05/2010

Trabalhadores do transporte urbano votam para reajuste

Com a retomadan, neste mês, das negociações salariais entre trabalhadores e empresários do transporte urbano da Grande Florianópolis, o Blog No Trajeto vai acompanhar todos os desdobramentos da mobilização da categoria.

Assembléias discutem os interesses dos trabalhadores


Nesta quarta, o sindicato dos trabalhadores (Sintraturb) realiza três assembleias gerais no auditório da Catedral Metropolitana da Capital: 9h30min, 15h30min e 18h.
Nos encontros, a categoria vai avaliar a proposta de reajuste dos patrões: reposição da inflação (cerca de 5% de aumento), mais 2% de aumento real, alta de 10% no vale-alimentação (passa de R$ 310 para R$ 340) e a inclusão dos funcionários do setor administrativo e garagens na divisão dos lucros do sistema.
Desta vez, não houve menção à possível demissão dos cobradores. Dos cerca de 4 mil trabalhadores do setor na região, aproximadamente 1,1 mil ocupam a função.


O que o Sintraturb quer

Marciano Rodolfo da Silva, secretário de Organização do sindicato, ressalta que uma cláusula da convenção coletiva em análise garantiria a manutenção dos postos de trabalho.
— Numa primeira avaliação da proposta junto à categoria, informalmente, notamos que ela foi bem aceita pela grande maioria dos trabalhadores. Eles reconhecem que podemos fechar o período com ganhos para os trabalhadores sem prejuízo à população — explica o dirigente.
O acordo anterior venceu em 1º de maio.

O posicionamento do Setuf


O presidente do Sindicato das Empresas do Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf), Waldir Gomes da Silva, realtou que os trabalhadores decidem se aceitam ou não a proposta de reajuste salarial repassada pelo sindicato patronal.

— Encaminhamos uma proposta em que asseguramos o reajuste salarial e o pagamento do PLR(participação dos lucros) conforme a convenção anterior, que contempla apenas motoristas e cobradores. A ampliação do benefício para outras áreas, como é de conhecimento dos sindicalistas, ainda depende da análise do Ministério Público e da Receita Federal — reclama Waldir.
Segundo ele, a extensão do pagamento dos lucros do sistema foi prejudicada pelo fato da verba já ter sido tributada. Perguntado sobre o avanço das negociações neste ano, frente aos problemas ocorridos em anos anteriores, o dirigente adiantou:
— Houve o amadurecimento dos envolvidos. De nada adianta fazer paralisações, prejudicar a população, e, no fim, chegar ao mesmo valor do qual chegaríamos debatendo.
A imagem é da ultima paralização, o que ninguem gostaria que se repitisse.


Matéria Adap.:No Trajeto     Fonte:Diário Catarinense     Imagem:Diogo Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário