04/07/2010

Ciclovia recreativa é apresentada para a PMF

Outras formas de lazer são apresentadas a sociedade florianópolitana


A Prefeitura Municipal de Florianópolis recebeu oficialmente a proposta de realização de um programa permanente de lazer ativo a ser realizado nas vias públicas de Florianópolis, a exemplo de experiências exitosas de cidades como Bogotá, Brasília, Quito, Miami e Guadalajara, entre outras.
Segundo a proposta, batizada de FloripAtiva, a municipalidade oferta dominicalmente vias públicas da cidade (em extensão não inferior a 5 km) exclusivamente para a vivência ativa, entendida como a prática coletiva do lazer, do esporte, da mobilidade e do conhecimento da cidade por meios que não dependam de veículos motorizados.

Para o Presidente da ViaCiclo, Milton Carlos Della Giustina, "o FloripAtiva tem a capacidade de converter-se em um pólo indutor de práticas saudáveis de uso da cidade, de experimentar as vias públicas com o próprio corpo e de estimular a adoção de modos de mobilidade ativa e sustentável a um custo relativamente baixo".

A proposta oficial explica que nestas vias, que passam pelo centro histórico e por belíssimas paisagens, as pessoas podem caminhar, correr, pedalar - ensinar seus filhos a pedalar -, correr, patinar, andar de skate, de cadeira de rodas, conhecer a cidade com outros olhos ou simplesmente sentar no gramado ou no banco da praça para respirar o ar puro, relaxar e conversar com os amigos.

A ViaCiclo, que discutiu a proposta com técnicos do poder público em 2009, criou uma página na internet contendo mapa de sugestão de roteiros, um Abaixo-assinado eletrônico de apoio e informações de programas similares em outras cidades brasileiras e pan-americanas. Na mesma página pode ser baixado a íntegra da proposta: www.viaciclo.org.br/portal/floripativa


Texto extraído do portal ViaCiclo     Imagem: Diogo Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário